...Hum... Parece até que estou sentindo o cheirinho agora. Sempre tomava o café em uma caneca, que era de porcelana ou de alumínio.
Café sempre nos traz lembranças, faz parte da nossa história, mas o que nem todos sabem, é de sua história. Vou contar um pouco.
A historia do café começou no Século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quénia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
Lavoura de café no Brasil: Em 1727, o sargento-mor Francisco de Melo Palheta, a pedido do governador do Estado do Grão-Pará, lançou-se numa missão para conseguir mudas de café, produto que já tinha grande valor comercial. Para isso, fez uma viagem à Guiana Francesa e lá se aproximou da esposa do Governador da capital Caiena. Conquistada sua confiança, conseguiu dela uma muda de café-arábico, que foi trazida clandestinamente para o Brasil. Das primeiras plantações na Região Norte, mais especificamente em Belém, as mudas foram usadas para plantio no Maranhão e na Bahia, na Região Nordeste. As condições climáticas não eram as melhores nessa primeira escolha e, entre 1800 e 1850, tentou-se o cultivo noutras regiões: o desembargador João Alberto Castelo Branco trouxe mudas do Pará para a Região Sudeste e as cultivou no Rio de Janeiro, depois São Paulo e Minas Gerais, locais onde o sucesso foi total. Também como fator favorável é citado haver nesses locais e no Paraná a terra roxa, considerada o melhor solo para o plantio do café. Graças a isso o Paraná tornou-se o maior estado produtor brasileiro em 1959. o negócio do café começou, assim, a desenvolver-se de tal forma que se tornou a mais importante fonte de receitas do Brasil durante muitas décadas.
A Grande crise de 1929: Com a "quebra" da Bolsa de Valores americana em 1929, o Brasil teve a primeira grande crise de super produção do café, tendo que o governo brasileiro promover a queima de estoques para tentar segurar os preços. No final da década de 30, o Brasil tinha-se visto a braços com outro excedente de produção que foi resolvido com a ajuda da Nestlé, quando esta inventou o café instantâneo. Superada mais essa crise, o Brasil continuou a ser o maior produtor mundial de café, embora nos últimos anos tenha que concorrer com outros países da América Latina.
O café é atualmente, a bebida artificial mais consumida no mundo, sendo servidas cerca de 400 bilhões de xícaras por ano. O tipo de café mais comum é o arábico, ocupando cerca de três quartos da produção mundial, seguindo do robusta, que tem o dobro da cafeína contida no primeiro.
Os benefícios do café: O consumo MODERADO do café ( de três a quetro xícaras ppor dia) exerce efeito de prevenção de problemas como: o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliáres, o cancer de colon. Além disso melhora a tenção e consequentemente, o desempenho escolar e a produtividadeno trabalho. Há controvérsias.
Conteúdo do café: Vitamina B, lipídios, aminoácidos, açucares e uma grande variedade de mineirais, como potássio e cálcio, além da cafeína. Ele é antioxidante, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de Esportes.
A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.
Os malefícios causados pelo consumo excessivo do café: Ação diurética compulsivo causadora de mineirais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais. Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B. Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente precursora do "câncer de mama"). Pode causar o aparecimento de polipos ( primeiro estágio do câncer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas. Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios. Provoca uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinas que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite. Sua ação é acidificante do sangue, proporcionando o surgimento de leocorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúgicos.
ENTÃO BEBA COM MODERAÇÃO
Fonte: Wikipédia
Seja simples ou sofisticado, café é muito bom!
Agora te convido para tomar um cafezinho simples feito por mim.
6 comentários:
Oi amiga!
Olha aprendi muita coisa aqui...e olha que vivo do plantio do café, hein!!
Beijinho
Tina (Sonhar e Realizar)
Também amo café...hummm, vou até tomar um fresquinho agora...rsrs
Obrigada por participar do sorteio do meu blog...bjoss e boa sorte!
Para mí el café es lo mejor del mundo... Y vine a tomarme uno aquí contigo.
Saludos!
Ola,Karen.
O cafe e quase uma unanimidade nacional.Digo quase porque de nos,seis irmaos,dois nao gostam de cafe e um simplesmente nao suporta nem o cheiro.Devem ser ETs,rsrsr.Mas eu amo cafe e tomo duas vezes ao dia,num ritual quase sagrado.Tambem me remete a infancia,onde minha mae o preparava como sua avo,no coador de pano,e ficava uma delicia.Hoje a gente ve o xilique de pessoas que acham quase um crime oferecer cafe as criancas,sao um bando de xiitas.Eu dou cafe para a minha neta mais velha desde que ela tinha tres anos e ela passou a gostar dessa bebida tambem,mas na minha familia nao ha xiitas,rsrs.
Querida,adorei o post,foi como uma boa prosa.Grande beijo.zenaide storino.
Sou fã de um bom café. Mas tenho que tomar na hora que é feito, depois de um tempo perde o gosto "bom". É uma bebida das mais saborosas.
Abçs,
Ana
Muito legal seu blog agora e meu favorito meus parabéns Julia...
Postar um comentário
Obrigaga Por Participar!
caso queira enviar e-mail para karenpls@ig.com.br